A
tecnologia é algo que vem evoluindo rapidamente. A cada dia surgem
inovações tecnólgicas que trazem uma infinidade de informações
para os âmbitos da sociedade, inclusive para a escola.Esta, que por
sua vez, precisa estar preparada para lidar com esse avanço, pois os
alunos chegam a instituição escolar munidos de aparelhos
tecnológicos, e, muitas vezes (ou em sua maioria), os educadores são
desposvidos de tais equipamentos e/ou não sabe como utilizar esses
meios no processo ensino-aprendizagem.
A
professora Andrea Cecília Ramal (2000, Apud Muniz, 2012) argumenta
que
O computador não veio como
ferramenta que interfere ou atrapalha, veio sim para auxiliar nas
transformações tão necessárias na atualidade. Aprendendo a
manuseá-lo só temos a ganhar pois ele saberá transformar nossas
aulas mais interativas em telas coloridas interagindo sons e imagens,
fala e escrita. Agora sim com esse avanço tecnológico temos a
oportunidade de acabar de vez com as escolas arcaicas. Muros poderão
ser derrubados e a conexão com o mundo será realidade no âmbito
educacional. Nos é dada a oportunidade de construir uma escola
realmente pensante, ativa, conectada, para isso nós professores
teremos que deixar para trás o burocrático e vamos tentar construir
juntos algo novo em que todos em conexão aprende de maneira
recíproca.
O
computador e as tecnologias são ferramentas que auxiliam as
atividades pedagógicas desenvolvidas na escola, mas os professores
precisam estar pré dispostos a planejar sua ação pedagógica a fim
de contemplar a utilização de tais ferramentos como estimulo para a
atenção do aluno e bom êxito de sua aprendidagem. Do contrário,
se os educadores e a escola em geral continuarem a desenvolver
atividades fechadas com fim em si mesmas sem contextualizar com o
cotidiano dos alunos, como se a escola se limitasse a seus muros, o
computador e a internet poderão sim roubar o prestígio do professor
e a credibilidade da escola, pois se tornará mais interessante para
os alunos utilizar as tecnologias do que assistir uma aula monótona.
Portanto,
“Se existe um professor que pode ser substituído por uma
máquina, é porque ele realmente merece ser substituído”(Sugata
Mitra).
Nenhum comentário:
Postar um comentário