Estamos vivenciando uma época de
revolução tecnológica. As informações são difundidas rapidamente gerando uma
sociedade marcada pelo predomínio dos meios de comunicação, constituindo assim
uma “sociedade da informação”.
Nesse contexto, as mudanças do mundo
contemporâneo suscitam a necessidade da escola acompanhar esses avanços,
inserindo as novas tecnologias como auxilio metodológico para o processo
ensino-aprendizagem.
O professor, por sua vez, enquanto
mediador do conhecimento, precisa desenvolver ações educativas para transformar
essas informações difundidas em conhecimento.
Como toda inovação traz consigo
consequências positivas e negativas, as novas tecnologias também ocasionam
implicações positivas e negativas para o contexto escolar. Dentre elas, pode-se
citar como positivo:
-
Um incentivo para a aula se tronar mais atrativa;
-
Os recursos audiovisuais ajudam na construção no conhecimento;
-
Suscita a trabalhar em equipe;
-Sugere
uma educação autônoma;
-
Expõe uma variedade de opiniões;
-
Proporciona um intercambio entre professores para desenvolver a
interdisciplinaridade;
-
Torna a aula mais dinâmica;
-
Os recursos tecnológicos facilitam o processo ensino-aprendizagem, entretanto,
não pressupõe a substituição do professor.
E como negativo:
-
A tecnologias ainda não são acessíveis a todos os sujeitos, devido à
desigualdade social;
-
Muitas vezes, as tecnologias acomodam os sujeitos fazendo com que estes se
abstenham de pensar, por oferecer uma facilidade de obter informações;
-
A maioria das pessoas que têm acesso a essas tecnologias utilizam-nas mais para
o lazer do que para a obtenção conhecimentos;
-
O avanço tecnológico traz prejuízos às relações interpessoais, familiares e
sociais. Ao difundir algumas informações de incentivo a violência, a
pornografia e ao individualismo.
Desse modo, faz-se necessário que a
escola, enquanto instituição social que subsidia a construção do conhecimento,
encontre um meio termo entre os benefícios e os malefícios das novas
tecnologias, para que as informações significativas possam ser utilizadas como
recursos metodológico na ação educativa. Como também auxilie os sujeitos na
conscientização em selecionar as informações necessárias a construção do saber
e a desconsiderar os elementos sem relevância.
(Ruttany, Jalusa,
Bernadete, Maria do Socorro).

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